29 November, 2007

Capitulo 4- Valores

O quarto capítulo do livro é extremamente interessante do ponto de vista ideológico, Papert defende que as práticas educativas podem ser melhoradas através de algo tão simples como ensinar as crianças algo com significado.

Existem diversas formas e estratégias, para aprender. Por isso o autor, refere neste capí­tulo quatro factores fundamentais no processo de ensino/aprendizagem: a honestidade; o respeito;o materialismo e o relacionamento na internet.

A honestidade é uma exigência básica para uma boa aprendizagem, tem que acontecer numa atmosfera de abertura e confiança.

Pais e os educadores têm o dever de ajudar as crianças a alargar a sua compreensão do mundo e a sua capacidade de encontrar explicações para as inúmeras situações com que se deparam. As crianças devem ser capazes de pensar e reflectir sobre aquilo que lhes é dito, não se limitando a repetir e a decorar o que foi aprendido.

Actualmente as crianças tem acesso às mais variadas opções tecnológicas, o que lhes permite aceder a um maior número de informação . Por exemplo a internet pode ser utilizada para vários fins, se estimular e educar o seu filho na base da confiança e veracidade, ele vai certamente ter entusiasmo em mostrar aos pais o que descobriu e aprendeu em mais um dia de descobertas na internet.

No entanto existe muita informação inadequada para as crianças, os pais devem "tentar evitar que os seus filhos estabeleçam contactos indesejáveis..."

Capitulo 3 - Aprendizagem

De todos os tópicos enumerados por Papert, dois pareceram-me de extrema importância. O primeiro foi a apresentação dos itens que devemos ter em conta num software educativo e dos enganos que eles podem provocar aos pais.
-> Não é a máquina que deve ser activa, a criança é que deve construir a sua própria aprendizagem.
-> Qualquer software, jogo ou livro, seja o que for, tem de ser honesto e nunca enganador. Aprender é divertido! Não podemos comprar um software educativo a pensar que este dá a ideia que aprender é divertido porque isto implica que na realidade acreditamos que não o é. Tudo o que aprendemos com gosto torna-se divertido, o truque é encontrarmos as aprendizagens que vão ao encontro dos interesses de cada criança Talvez seja difícil para um professor conhecer todos os interesses de cada aluno e daí talvez não. Mas um pai pode e deve conhecer os seus filhos e os seus gostos e a partir daí encontrar o software certo.
-> Não tinha a noção de que uma criança gosta mais de uma coisa, quanto mais difícil for. Pegando nesta noção, não podemos escolher os softwares que mais depressa produzem aprendizagens que no fundo se tornam efémeras.
São inúmeras as estratégias de marketing e campanhas de publicidade para persuadir os pais a comprarem softwares sem que o aprendente seja o motor das suas aprendizagens. Na minha opinião há que descobrir e planear as estratégias e actividades para englobar as tecnologias e a aprendizagem num todo produtivo.
Paper neste capitulo também nos fala do construtivismo é o movimento teórico que permite ao sujeito construir o seu próprio conhecimento.
Paper falmos neste capitulo do Hipermundo e Micromundo, o hipermundo é bastante amplo, o Micromundo é um mundo limitado. A internet é um hipermundo e programação um micromundo como tal as crianças têm que explorar este mundo.

Aula prática dia 16 de Novembro

Nesta aula a professora pediu para elaborarmos um apresentação com base no relatório - podcast - para apresentarmos na aula. O power point deveria ter no máximo 5 diapositivos onde deveriam constar os aspectos mais importantes acerca desta tecnologia, eu e as minhas colegas começamos a elaborar o pawer point , nessa mesma aula acabamos a elaboração, o pawer point era para ser apresentado nessa aula mas como nem todos os grupos tinham acabado, deixamos as apresentações para a semana a seguir.